ASSINE
search button

Ausente na chegada do Papa a Havana, Fidel Castro é citado pelo pontífice

Compartilhar

Apesar da ausência física na chegada do Papa Francisco a Havana neste sábado (19), Fidel Castro foi mencionado pelo pontífice, que pediu ao presidente Raúl Castro que transmitisse seu sentimento e respeito ao líder da Revolução Cubana.

"Gostaria de pedir ao senhor (Raúl) que transmita meus sentimentos especiais de consideração e respeito ao seu irmão Fidel", afirmou o pontífice, durante discurso, ainda no aeroporto internacional Jose Martí.

Estavam na recepção do Papa toda a cúpula do governo cubano. O pontífice recebeu os cumprimentos do Primeiro Vice-Presidente do Conselho de Estados e de Ministros, Miguel Díaz-Canel, que está abaixo apenas do presidente Raúl Castro na hierarquia do Estado cubano, e do presidente do Parlamento cubano, Esteban Lazo Hernández.

Em seu discurso, Francisco mencionou, ainda, Jose Martí, ao lembrar o desejo do herói nacional cubano de integrar o país ao mundo. O pontífice falou da posição geográfica central e estratégica da ilha, que está entre as américas. Historicamente, Cuba é conhecida como "A Chave do Golfo".

Francisco não tem agenda oficial neste sábado. Por isso, a expectativa é que ele tenha um encontro reservado com Fidel Castro.

>>Raúl Castro e Papa ressaltam igualdade entre os povos americanos