ASSINE
search button

Trump insiste em muro com México, em debate republicano

Outros políticos apoiam reforço na fronteira com o país

Compartilhar

O pré-candidato republicano Donald Trump, o melhor posicionado nas pesquisas, participou na noite de quarta-feira (16/9) de mais um debate, a cinco meses do início das primárias nos Estados Unidos, em que voltou a prometer a construção de um muro na fronteira com o México.

"Antes de mais nada, quero construir um muro, um muro que funcione", disse Trump, acrescentando que "há muita gente ruim neste país que vem de fora". "Se for eleito (presidente) no primeiro dia esta gente vai partir daqui".

"Os Estados Unidos são um país baseado em leis e vou garantir que estas leis sejam respeitadas. Estes são imigrantes ilegais", afirmou Trump, que ameaça deportar 11 milhões de estrangeiros.

O segundo colocado nas pesquisas entre os republicanos, o cirurgião Ben Carson, disse que é inviável deportar 11 milhões de imigrantes ilegais, mas concordou que a fronteira entre Estados Unidos e México está desprotegida.

O ex-governador da Flórida, Jeb Bush (casado com uma mexicana), e o senador pelo mesmo estado Marco Rubio (neto de imigrantes cubanos) criticaram a ideia de deportação em massa, mas apoiaram um reforço da fronteira com o México.