ASSINE
search button

Terremoto de 8,4 graus na escala Richter sacode centro do Chile

Há pelo menos oito mortos e um milhão de desabrigados

Compartilhar

O  terremoto de 8,4 graus na escala Richter, que  atingiu a região central do Chile às 19h54 (hora local, mesma hora em Brasília)) matou oito chilenos e deixou um milhão de desabrigados, conforme relatado nesta quarta-feira à noite da presidente Michelle Bachelet a partir de Palácio de La Moneda. 

Bachelet afirmou que os relatórios de danos e vítimas são constantemente atualizado e ainda é parcial. A presidente indicou que com o tremor com epicentro em Illapel, cerca de 200 quilômetros ao norte de Santiago, é decretado o estado constitucional de emergência, a fim de acelerar a entrega de ajuda humanitária.

As autoridades chilenas suspenderam alerta de tsunami nesta manhã emitdo depois do violento tremor. “O alerta de tsunami foi suspenso em todo o território nacional”, anunciou o Departamento Nacional de Situações de Emergência do Chile, wn sua conta da rede social Twitter.

O alerta havia sido emitido para toda a costa do país depois do terremoto de magnitude 8,4 na escala de Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), às 19:54 de quarta-feira, ter abalado o Norte, Centro e Sul do território.

Locais afetados pelo terremoto

O abalo sísmico provocou a retirada de cerca de um milhão de pessoas das suas casas e muitas réplicas do tremor estão sendo sentidas ainda hoje no país.

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi) relata que está evacuando a área costeira entre Arica e Los Lagos. "Nós recebemos relatos de danos em casas de adobe na cidade de Illapel", afirmou o ministro do Interior, Jorge Burgos. "O terremoto foi sentido de Arica a Puerto Aysén", disse o secretário de Estado, em constante comunicação com a presidente Michelle Bachelet, que voltou a La Moneda, com urgência para monitorar os efeitos do terremoto.

<<Terremoto no Chile é sentido em Buenos Aires e assusta moradores

De acordo com o Sismológico Centro Nacional da Universidade do Chile, o epicentro foi a 36 quilômetros a oeste da cidade de Canela e 11 quilômetros de profundidade. O Tsunami Warning Centro do Pacífico americano (PTWC) tinha estendido o alerta de tsunami para o Equador, Peru e Havaí. 

Tremor foi sentido no Brasil

O tremor foi sentido até em cidades brasileiras. Em Santa Maria (RS), por exemplo, pelo menos dois prédios foram desocupados por moradores. Os bombeiros de São Paulo também receberam cerca de 50 telefonemas com informações sobre tremores na região da Avenida Paulista, Vila Mariana e Tatuapé. Ainda houve relatos de tremores no litoral de São Paulo e no Vale do Paraíba.

<<Defesa Civil de São Paulo recebe chamadas com queixas de tremores

Na hora do rush

O terremoto coincidiu com a hora do rush em que a maioria dos escritórios estavam vazioss e as pessoas estavam a caminho de casa. O evento ocorre nos dias antes das celebrações do Dia da Independência comemora nesta sexta-feira e no fim de semana, por isso neste momento as cidades costeiras estão especialmente cheias.

Os mortos foram identificados como Lissette Araya Silva, de 35 anos, que morreu após o colapso de um telhado; Jofre Gloria Victoria, 20, na sequência de um deslizamento de rochas; Luis Damaris, 67, morreu no hospital de parada cardíaca; Renato Salazar Diaz, 91, que morreu na comuna de Maipú de parada cardíaca; Humberto Fernandez, 81 anos, de parada cardíaca em Valparaiso.

* Com informações do jornal El País