ASSINE
search button

Milhares de refugiados chegam à Croácia após o bloqueio húngaro

Compartilhar

A chegada de refugiados à Croácia é intensificada depois de a Hungria fechar suas fronteiras. A polícia croata disse nesta quinta-feira (17/9) que nas últimas horas podem ter passado pelo país  5.650 migrantes. Isso excede as previsões do próprio governo croata nesta quarta-feira, que estimava em cerca de 4 mil migrantes para os próximos dias em seu caminho para a Eslovénia, para entrar, em seguida, na Áustria, no sul e seguir em frente, principalmente para a Alemanha, onde também voltou a aumentar o ritmo de chegadas. 

As autoridades registraram entrada na quarta-feira de 7.266 imigrantes e refugiados, o dobro de pessoas que entraram no dia anterior, de acordo com dados oficiais.

Muitos dos refugiados vêm para a Croácia para entrar no país a partir de Sid, cidade sérvia perto da fronteira. A maioria dos que desembarcaram na quarta-feira do ônibus veio do nordeste da Sérvia, de Horgos, depois que o caminho para a Hungria foi bloqueado. O primeiro-ministro da Croácia, Zoran Milanovic, disse que o governo dará livre curso aos refugiados que querem seguir em frente, previsivelmente, à Eslovénia.

Depois de ter construído um muro na fronteira com a Sérvia, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, anunciou que pretende ampliar a barreira na divisa com a Croácia, embora os dois países façam parte da União Europeia, que tem a livre circulação entre Estados-membros como um de seus pilares.

As forças de segurança húngara lançaram gás lacrimogêneo na quarta-feira para parar as tentativas dos grupos de cruzar a cerca no território sérvio. O bloqueio húngaro desferiu um forte golpe para o êxodo de migrantes. 

A polícia da Hungria prendeu 316 imigrantes na fronteira com a Sérvia desde a entrada em vigor, à meia noite de terça-feira (15), de medidas de restrição contra imigração ilegal. Nas últimas horas, somente 70 pessoas fizeram pedidos de refúgio à Hungria, e 40 delas tiveram suas solicitações rejeitadas.