ASSINE
search button

Eurocâmara aprova proposta de distribuição de 120 mil refugiados

Ministros do Interior da UE voltarão a se reunir na terça-feira para tentar acordo

Compartilhar

A Eurocâmara, reunida nesta quinta-feira (17/9) em uma sessão especial, votou a favor da proposta da Comissão Europeia de distribuição obrigatória de 120 mil refugiados entre os membros da União Europeia (UE).

Os ministros do Interior da UE voltarão a se reunir na terça-feira para tentar alcançar um acordo sobre a proposta, que é rejeitada por vários países do bloco, como a Hungria, Eslováquia e República Tcheca.

A votação do Parlamento não é vinculante, mas no processo formal da proposta da Comissão os eurodeputados deveriam se pronunciar a respeito. Dos 751 representantes, 372 votaram a favor, 124 votaram contra e 54 optaram pela abstenção.

Na semana passada, o Parlamento Europeu votou uma resolução não vinculante de respaldo às medidas de emergência propostas pela Comissão para a distribuição de refugiados entre os países membros da UE, assim como a criação de um mecanismo de distribuição permanente e obrigatório, rejeitado por vários Estados.

O plano inclui a distribuição de 160 mil solicitantes de asilo, 40 mil que os países já aceitaram distribuir e 120 mil adicionais, que entraram na Grécia, Hungria e Itália por meio de cotas obrigatórias.