ASSINE
search button

El País: refugiados tentam entrar na Europa Ocidental pela Croácia

Hungria prendeu 367 refugiados que cruzavam ilegalmente a fronteira com a Sérvia

Compartilhar

Antes do fechamento da fronteira húngara, os refugiados bloqueados na Sérvia começaram a procurar rotas alternativas para entrar na Europa Ocidental, principalmente através da vizinha Croácia. As informações são do jornal El País.

Segundo o jornal espanhol, nesta manhã de quarta-feira (16/9) chegaram à cidade de Sid, na Sérvia, perto da fronteira com a Croácia, os primeiros ônibus com refugiados, em uma primeira indicação de que os caminhos de migrantes para a Europa Ocidental começaram a mudar, já que não podem mais entrar na Hungria.

O primeiro-ministro croata Zoran Milanovic afirmou que não impedirá a passagem de migrantes que atravessam o país em direção ao norte da Europa.

"Poderão passar através da Croácia e já estamos trabalhando nisto (...) Estamos preparados para aceitar estas pessoas, independente de sua religião ou cor da pele, e levá-las até o local onde desejam ir, Alemanha ou Escandinávia", disse Milanovic durante uma sessão de perguntas no Parlamento.

A Croácia destinou cerca de 6 mil soldados para suas fronteiras externas, a fim de gerenciar a possível chegada de refugiados.

Na terça-feira as autoridades húngaras prenderam 367 refugiados que cruzavam ilegalmente a fronteira com a Sérvia. A simples passagem da fronteira ilegalmente é um crime na Hungria, que pode ser punido com um e três anos de prisão, e se danificar a cerca construída para deter migrantes, poderá pegar até cinco anos.

Nos dias que antecederam a entrada em vigor dessa lei, a Hungria já tinha recebido vários milhares de pessoas todos os dias. O governo húngaro declarou "estado de crise" em duas províncias que fazem fronteira com a Sérvia. A medida foi tomada "por causa da situação causada pela migração em massa", disse o porta-voz do governo, Zoltán Kovács.

O estado de crise vai durar seis meses (com a possibilidade de prorrogação), durante o qual o governo pode apertar os controles nas fronteiras, e, em seguida, a polícia e o Exército iriam assumir as tarefas de registro dos requerentes de asilo.

O jornal informa que, na Áustria, as forças de segurança lançaram esta manhã bloqueios  em três passagens de com a Hungria, que deverão ser estendidos para dez outros pontos. Por agora, estas inspeções concentram-se na fronteira com a Hungria, embora não se possa excluir também a fronteira com a Eslovénia, nos estados de Styria e Carinthia, mais ao sul.

A polícia austríaca colocou centenas de soldados do exército federal na área de fronteira, não só para tarefas de controle, mas também para fornecer ajuda humanitária aos refugiados.