ASSINE
search button

Europeus pedem melhor acolhimento a refugiados

Sábado é marcado por manifestações em diversas capitais europeias

Compartilhar

Aconteceram, neste sábado (12), manifestações por toda a Europa em apoio aos imigrantes refugiados no continente. Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas, pedindo um melhor acolhimento.

As passeatas ocorreram em Londres, Copenhague, Hamburgo, Berlim, Madrid, Estocolmo, Lisboa, entre outras cidades.

Na capital inglesa, o evento "Solidariedade aos Refugiados" estava marcado para o meio-dia, horário local. Os manifestantes marcharam de Park Lane a Downing Street. Na Praça do Parlamento, vários políticos e figuras públicas discursaram, incluindo o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn.

O político disse: "Abram seus corações, suas mentes e suas atitudes em direção àqueles que estão desesperados, que precisam de um lugar seguro para viver, que querem contribuir com nossa sociedade, e são seres humanos como todos nós".

>> Treze jornais europeus publicam editorial: 'Um apelo a nossos líderes'

>> Presidente da França faz visita surpresa a acampamento de refugiados

>> Alemanha se prepara para receber 40 mil imigrantes

>> Merkel reafirma ajuda a imigrantes

Organizadores afirmaram na página do Facebook do evento, que teve mais de 90 mil confirmações de presença: "Temos que garantir que os refugiados cheguem à Europa em segurança. É preciso haver um transporte confiável, ou, se fosse possível se candidatar ao asilo de fora da União Europeia, eles poderiam entrar pelas rotas oficiais".

Na Dinamarca, mais de 30 mil pessoas se juntaram perto do Parlamento, em Copenhague. Os manifestantes cantavam: "Digam alto e diga claro: refugiados são bem-vindos aqui!".

Só em 2015, quase 3 mil mortes

O tema vem recebendo cada vez mais atenção no continente. É a maior imigração em massa na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. A Organização Internacional de Imigração calcula que, este ano, mais de 430 mil pessoas cruzaram o Mediterrâneo em direção à Europa, dos quais quase 3 mil morreram ou desapareceram durante o caminho.