ASSINE
search button

Papa pede para paróquias europeias acolherem imigrantes

Francisco ainda anunciou que o Vaticano receberá duas famílias

Compartilhar

Durante o Angelus deste domingo (6), na praça São Pedro, Vaticano, o papa Francisco pediu para todas as paróquias, comunidades católicas e santuários da Europa acolherem pelo menos uma família de imigrantes.

    Segundo o Pontífice, esse seria um "gesto concreto" de preparação para o Jubileu da Misericórdia, que começa no próximo mês de dezembro. "Frente a essa tragédia de dezenas de milhares de deslocados que fogem da morte pela guerra e pela fome, o Evangelho nos chama, nos pede para estarmos próximos aos mais fracos e abandonados, para darmos a eles uma esperança concreta. E não apenas dizermos 'coragem, paciência'", afirmou.

    Jorge Bergoglio também contou que as duas paróquias do Vaticano acolherão nos próximos dias uma família de imigrantes cada para dar o exemplo. Em 2013, Francisco já havia sugerido que a Igreja colocasse conventos ociosos à disposição de refugiados.

    "O Papa e a Igreja sabem que vivemos uma situação particular, que, em certos países, assume o caráter de emergência. Uma situação que não é apenas um problema das instituições públicas", declarou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

    De acordo com dados divulgados neste domingo pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), 366.402 imigrantes clandestinos chegaram à Europa pelo mar em 2015. Desse total, 244.855 desembarcaram na Grécia e 119 mil tiveram a Itália como destino. Além disso, 2,8 mil pessoas morreram ou desapareceram em travessias no Mediterrâneo. (ANSA)

<<Crise dos imigrantes: a tragédia de quem não quer perder a esperança