ASSINE
search button

ONU quer distribuição de 200 mil refugiados na UE por cotas obrigatórias

Compartilhar

O alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Antonio Guterres, pediu nesta sexta-feira (4/9) a distribuição de pelo menos 200 mil refugiados na União Europeia, e considerou que todos os países membros devem ter a obrigação de participar no programa.

Em comunicado, Guterres afirmou que em uma estimativa preliminar a necessidade é de aumentar “a 200 mil vagas as oportunidades de reinstalação”. Ele disse ainda que a Europa está enfrentando a maior chegada de refugiados em várias décadas. Segundo Guterres, a situação “exige um esforço comum maciço que é impossível com o enfoque atual fragmentado existente na EU”.

Desde o início do ano, mais de 300 mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo e mais de 2.600 morreram ao tentar chegar à Europa pelo mar, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Guterres explica que "esta é sobretudo uma crise de refugiados, e não apenas um fenômeno migratório", já que a grande maioria das pessoas que chegam às costas da Grécia procedem de países em conflito, como Síria, Iraque e Afeganistão.

Diante da crise, França e Alemanha apresentaram na quinta-feira uma iniciativa conjunta para "organizar a recepção dos refugiados e uma distribuição equitativa na Europa" das famílias.