ASSINE
search button

Presidente chilena volta a perder popularidade

Bachelet tem apenas 24% da aprovação dos chilenos

Compartilhar

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, voltou a perder popularidade entre os chilenos e agora conta com a aprovação de apenas 24% dos moradores do país, segundo uma pesquisa divulgada na segunda-feira (31) pelo Cadem.    

Essa é a 46ª semana consecutiva que a mandatária vê sua popularidade cair.    

No detalhamento da pesquisa, 68% dos chilenos consideram que a presidente não cumpre o que promete, 67% deles dizem que ela não passa confiança e 65% acreditam que ela não tem capacidade para resolver os problemas da nação.    

Seu gabinete também foi mal avaliado e para 75% dos entrevistados, os ministros não têm bom desempenho à frente de suas pastas. Entre os principais pontos de reclamação está a péssima avaliação sobre como o governo está enfrentando a violência (88% desaprovam), a reprovação sobre como está sendo combatida a corrupção (87%) e a reprovação à reforma educacional (76%).    Entre os pontos positivos, 63% consideram que Bachelet tem carisma, 50% reconhecem que ela tem conhecimento sobre a vida das pessoas e 56% aprovam como ela está lidando no quesito "relações internacionais".    

A aprovação do governo da presidente está muito abalada desde que seu filho e sua nora foram envolvidos em um escândalo de corrupção. Mesmo respondendo judicialmente pelo ato, isso arranhou a imagem de Bachelet. Além disso, a mandatária fez uma ampla reforma nos Ministérios e trocou, praticamente, todos os seus ministros para tentar enfrentar a rejeição pública