ASSINE
search button

Irã implantará acordo nuclear a partir de outubro

Porta-voz de agência atômica fixou dia 22 como data inicial

Compartilhar

O porta-voz da Agência Atômica Iraniana, Behrouz Kamalvandi, anunciou que seu país começará a implantar as medidas do acordo nuclear assinado com as potências ocidentais "por volta do dia 22 de outubro", revelou a agência local Irna. De acordo com o líder, as sanções contra os iranianos começarão a ser retiradas no mesmo dia, conforme previsto no documento divulgado no dia 14 de julho. Noventa dias após o fim das negociações e da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que aprovou o acordo, devem ser concluídas todas as passagens acertadas - como a aprovação no Parlamento iraniano e do Supremo Conselho de Segurança Nacional.

    Nas últimas semanas, o chefe da Agência, Ali Akba Salehi, havia afirmado que, se tudo seguisse o planejamento, as sanções seriam revogadas até o final de 2015. Quem vai verificar se o Irã está cumprindo todos os requisitos assinados com os países ocidentais é a Agência Internacional de Energia Atômica, que está tendo uma série de reuniões com as autoridades iranianas.

    Após 22 meses de negociação, o Irã e os países do grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e Alemanha) acertaram um acordo que prevê inspeções regulares nas usinas atômicas do país em troca do fim gradativo de sanções econômicas. (ANSA)