ASSINE
search button

Sérvia recebe 8 mil imigrantes em 24 horas

Clandestinos chegaram ao país após Macedônia liberar fronteira

Compartilhar

Após a Macedônia ter aberto sua fronteira com a Grécia, pelo menos 8 mil imigrantes, em sua maioria sírios, foram recebidos desde a noite do último sábado (22) no centro de acolhimento de Presevo, no sul da Sérvia.

    A estimativa é do secretário da Cruz Vermelha local, Ahmet Halimi, que diz que um grande número de solicitantes de refúgio continua a chegar no local. Essas pessoas ganham comida e água, enquanto esperam para serem colocadas nos ônibus do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) que as levarão até Belgrado.

    Já a estação ferroviária de Gevgelija, na Macedônia, está agora completamente vazia, um cenário totalmente diferente do registrado nos últimos dias, quando Skopje havia bloqueado sua fronteira com a Grécia para barrar a entrada em massa de imigrantes no país.

    Centenas de clandestinos ainda seguem na região, mas eles estão entrando em grupos de 100 a 200 no território macedônio, onde são registrados e levados para a Sérvia. A polícia tem dado prioridade a mulheres com crianças e idosos.

    Muitos dos milhares de imigrantes que chegam à Grécia todos os dias, principalmente a partir da vizinha Turquia, têm como objetivo atingir a Macedônia, onde pegam um trem superlotado para a Sérvia. Lá, eles tentam alcançar a União Europeia novamente, através da Hungria.

    Atenas também faz parte da UE, mas está separada dos países mais ricos do bloco pelas nações balcânicas. (ANSA)