ASSINE
search button

Trump rouba a cena no debate de pré-candidatos republicanos

Bilionário causou polêmica ao sugerir candidatura independente

Compartilhar

O magnata Donald Trump foi o destaque do primeiro debate entre 10 pré-candidatos republicanos à Presidência dos Estados Unidos na noite desta quinta-feira (06).    

Polêmico como sempre, o bilionário não voltou atrás em suas posições e foi o foco dos concorrentes o debate na Fox News.    

Dois momentos fortes marcaram a atuação de Trump. O primeiro, logo no início, quando os pré-candidatos foram questionados se apoiariam o escolhido pelo partido na disputa pela Casa Branca.    

Após um momento de silêncio, o nova-iorquino afirmou que "não iria fazer promessas" neste momento, arrancando muitas vaias da plateia partidária.    

A posição adotada pelo bilionário fez com que o senador Rand Paul o confrontasse, dizendo que ele era uma figura que "dividia" a sigla e que estava deixando todas as opções em aberto para poder apoiar a candidata democrata Hillary Clinton, com quem teria uma amizade de longa data, ou para lançar uma candidatura independente - minando as chances de vitória republicana.    

Em outro momento tenso, Trump foi questionado sobre seus comentários sobre as mulheres pela apresentadora Megyn Kelly, que lembrou as citações de "porca gorda", "cachorra" e "idiota" às mulheres que tiveram alguma relação com ele.    

O bilionário disse que aqueles comentários eram direcionados à Rosie O'Donnell, uma comediante com quem se relacionou. Kelly rebateu a afirmação, dizendo que em mais de um momento ele tinha se referido às mulheres daquela maneira. Trump respondeu que a apresentadora "não gostava" dele e que poderia deixar de ser "educado" com ela. Pegando carona na discussão, ele ainda disse que o grande problema dos EUA é ter que ser "politicamente correto".    

O líder na corrida presidencial dentro do partido ainda reforçou suas críticas ao governo do México e disse que o país vizinho "é muito esperto" em mandar os "traficantes" para os norte-americanos. Porém, neste ponto, nenhum dos candidatos apresentou alguma solução para a questão da imigração ilegal, apenas focaram na proteção das fronteiras.    

Apresentando divergências em, praticamente, todos os pontos levantados pelos apresentadores, os pré-candidatos só foram unânimes em um momento: a reprovação pela assinatura do acordo nuclear para o Irã. Todos ressaltaram que o pacto diminui a força dos norte-americanos e que foi um erro do governo de Barack Obama.    Segundo analistas, mesmo com todo o destaque de Trump, os candidatos que saíram fortalecidos do debate foram os senadores Rand Paul, Marco Rubio e o governador de Wisconsin, Scott Walker. Jeb Bush continuará sendo o mais forte concorrente do nova-iorquino e se saiu melhor do que em outros debates nas questões relacionadas ao passado de sua família