ASSINE
search button

Iranianos tomam as ruas de Teerã para celebrar acordo

País assinou pacto com potências sobre seu programa nuclear

Compartilhar

Buzinas, pessoas agitando bandeiras do Irã, grandes fotos do presidente Hassan Rohani e do chanceler Mohammad Javad Zarif. Assim foi a festa em Teerã após o histórico acordo com o chamado grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) e a União Europeia sobre o programa nuclear do país.

Longas filas de automóveis se formaram na avenida Valiasr, o longo eixo norte-sul da capital, assim como nas ruas ao redor, com os motoristas soando suas buzinas em celebração ao tratado que deve levar ao fim das sanções contra a fragilizada economia iraniana.

O governo já havia anunciado que tudo fora planejado para facilitar as comemorações, principalmente dos jovens, que são os protagonistas da festa pelo acordo. O guia supremo da nação, aiatolá Ali Khamenei, foi mais comedido, mas ainda assim usou seu perfil no Twitter para "louvar os duros e honestos esforços da equipe de negociadores" do Irã.

Já o presidente Rohani foi à TV e disse que todas as partes são livres para rever o pacto, mas garantiu que não permitirá que ninguém "decepcione o povo e prejudique, com mentiras e acusações, a esperança de um futuro luminoso, o crescimento, a paz e a segurança".

acordo - O documento assinado em Viena, na Áustria, após 22 meses de negociações, prevê a eliminação progressiva das sanções econômicas impostas ao Irã nos últimos anos. Em troca, o país limitará o seu programa nuclear e permitirá a realização de controles periódicos da Organização das Nações Unidas (ONU) em suas instalações.

Além disso, o governo vai interromper o enriquecimento de urânio nas usinas de Natanz e Fordow. No entanto, fica reservada à Teerã a possibilidade de recusar determinados pedidos de acesso.

Já o embargo da ONU à venda de armas à nação persa continuará em vigor por cinco anos.