ASSINE
search button

Nobel da Paz diz que viagem de Papa é 'mediadora'

Francisco estará no Equador, Bolívia e Paraguai nesta semana

Compartilhar

O argentino Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz de 1980, afirmou que a visita do papa Francisco à América Latina nesta semana assume um caráter político que é interpretado como "pastoral e mediador". Em entrevista ao jornal italiano "La Stampa", Esquivel disse que o líder da Igreja Católica resolveu visitar o Equador, Bolívia e Paraguai porque os considera "lugares em que a situação é mais crítica e onde há necessidade de uma figura como a sua, de mediador".

 "A sua intervenção é pastoral, mas, na visão de Francisco, nada é asséptico. Ele é uma pessoa concreta e sabe que, como missionário, não pode parar de ser um mediador", comentou o Nobel da Paz. "O Equador enfrenta dificuldades sérias. São meses de caos social e protestos contra a administração de Rafael Correa", disse o argentino, referindo-se à onda de manifestações contra o presidente do país, com quem Francisco terá uma reunião nesta segunda-feira (6), em Quito. 

Segundo Esquivel, na Bolívia, o presidente Evo Morales até agora "conseguiu achar um compromisso diante dos reclamos mais consistentes dos cidadãos, mas Francisco deverá falar da disputa que tem com o Chile pela saída ao mar". Já no Paraguai, "um país agrícola no qual os cidadãos vivem em pobreza extrema", de acordo com o Nobel, o Papa deve abordar a expansão do latinfúndio de soja que está destruindo as pequenas propriedades e ressaltar a necessidade de uma reforma agrária". Francisco chegou ontem a Quito, no Equador, onde ficará até a próxima quarta-feira (8). Depois, seguirá para Bolívia e Paraguai. (ANSA) https://www.papafrancesconewsapp.com/por