ASSINE
search button

EUA pedem extradição de 7 executivos da Fifa presos na Suíça

Entre os detidos está o ex-presidente da CBF, José Maria Marin

Compartilhar

Autoridades americanas requisitaram nesta quinta-feira (2/7) a transferência de sete presos suspeitos de corrupção no futebol ligados à Fifa, como parte de uma investigação da Polícia Federal americana, o FBI, sobre um suposto esquema milionário de corrupção na entidade máxima do futebol mundial. As informações são da agência BBC. Entre os detidos está o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e de outros seis dirigentes da Fifa.  Marin e os outros seis dirigentes estão em diferentes centros de detenção por decisão das autoridades suíças, que querem evitar a comunicação entre os presos. Eles foram presos em maio.

Eles foram presos pela polícia suíça a pedido da FBI sob a acusação de aceitar propinas na venda dos direitos comerciais da Copa América, a principal competição do futebol sul-americano.

O Ministério da Justiça da Suíça (FOJ) informou que os advogados dos acusados têm 14 dias para se pronunciar sobre o pedido de extradição - os sete terão ainda uma audiência para serem formalmente informados.

As autoridades suíças, no entanto, não descartam estender o prazo de análise dos documentos apresentados pelas autoridades americanas.

O FOJ, então, poderia levar "algumas" semanas para analisar o pedido americano. Mas uma porta-voz do órgão afirmou que qualquer decisão poderá ser contestada tanto no Tribunal Criminal Federal quanto na Suprema Corte do país.