ASSINE
search button

Morre aos 106 anos Nicholas Winton, o 'Schindler britânico'

"Não podemos esquecer a humanidade demonstrada por Sir Winton", diz Cameron

Compartilhar

Sir Nicholas Winton, que ficou conhecido como o "Schindler britânico", faleceu nesta quarta-feira (1º) aos 106 anos. Winton salvou 669 crianças tchecas e eslovacas, a maioria judias, da morte nos campos de concentração nazistas. "É com grande tristeza que devo anunciar que Sir Nicky Winton faleceu tranquilamente esta manhã", anunciou o Rotary club de Maidenhead em comunicado no site do clube, do qual Winton era membro.

"O mundo perdeu um grande homem. Não podemos esquecer jamais a humanidade demonstrada por Sir Nicholas Winton ao salvar tantas crianças do Holocausto", publicou o primeiro-ministro britânico, David Cameron, em sua conta no Twitter.

O primeiro-ministro tcheco Bohuslav Sobotka também comentou sobre a perda por meio de publicação na rede social: "Ele sempre será um símbolo da coragem, de profunda humanidade e incrível humildade." No ano passado, Sir Winton havia recebido a Ordem do Leão Branco, mais alta distinção tcheca.

Nicholas Winton era um jovem funcionário da Bolsa de Londres em 1938, quando foi para Praga a convite de um amigo que trabalhava na embaixada britânica. Parte da Tchecoslováquia estava nas mãos dos nazistas e foram criados campos de refugiados. Em um hotel de Praga, Winton recebia pais judeus à procura de segurança para seus filhos. A ajuda consistia em conseguir um visto para a Grã-Bretanha, uma família adotiva para cada criança e levantar verba para o transporte de trem.

Entre março e agosto de 1939, Winton ajudou a transportar 669 crianças para o seu país, em oito trens. O nono trem, com 250 crianças, foi bloqueado pela entrada da Grã-Bretanha na guerra e as crianças desapareceram.

No final de 2002, Sir Winton foi ordenado cavaleiro pela rainha Elizabeth II e recebeu muitos outros prêmios, como a Ordem Tomas Garrigue Masaryk e o título de "Herói britânico do Holocausto".