ASSINE
search button

França prende dois dirigentes europeus do Uber Pop

App foi vetado no país após protestos de taxistas franceses

Compartilhar

A polícia francesa prendeu nesta segunda-feira (29) o CEO do aplicativo Uber Pop no país, Thibaud Simphal, e o diretor-geral do serviço na Europa, Pierre-Dimitri Gore-Coty, informou a mídia francesa.

    Segundo as primeiras informações, eles estão sendo investigados por fazer o transporte de pessoas mediante remuneração, mas sem pagar impostos sobre os valores envolvidos na transação - da corrida e dos salários dos motoristas. O Uber Pop é um tipo de modelo colaborativo da empresa norte-americana, já que nesse processo o usuário se conecta em tempo real com um indivíduo em um veículo pessoal que estiver mais próximo. No serviço tradicional, o transporte é feito por motoristas profissionais em carros de luxo.

    Na semana passada, o app causou um protesto de taxistas franceses em Paris e em diversas cidades do país que acusam o programa de concorrência desleal. A manifestação acabou de forma violenta e fez com que a Prefeitura da capital proibisse o uso do programa.

    Funcionando na França desde novembro do ano passado, o Uber já é alvo de processos desde março deste ano. Em outra ação policial, os agentes apreenderam computadores, celulares e documentos da sede da empresa em Paris. Além dos taxistas franceses, o Uber Pop já causou a ira dos italianos e foi proibido pela Justiça de Milão, que considerou o serviço uma "concorrência desleal" a quem é regularizado. (ANSA)