ASSINE
search button

Drone do aborto lança pílulas sobre a Polônia

Compartilhar

ONG fez voo inaugural neste sábado à Polônia; aparelho foi abastecido na Alemanha e levou medicamentos abortivos para duas mulheres.

Um drone entregou pílulas abortivas para mulheres na Polônia, onde a prática é proibida, neste sábado (27/6). A iniciativa foi chamada de "drone do aborto", segundo o grupo Women on Waves, que integra a campanha.

O aparelho foi abastecido com os medicamentos na cidade fronteiriça de Frankfurt an der Oder, na Alemanha, onde o aborto é permitido, e levado até a cidade polonesa de Slubice. Duas mulheres receberam os medicamentos que foram prescritos por um médico, segundo o grupo.

"Elas acreditam ser importante mostrar às pessoas que deve ser direito da mulher ter acesso ao aborto e a este tipo de medicamento. Esta é uma maneira de mandar essa mensagem", disse à BBC Brasil Rebecca Gomperts, criadora do Women on Waves.

As autoridades alemãs confiscaram os controles do drone. Mesmo assim o aparelho conseguiu pousar com segurança, disse ela, que foi ameaçada de ser acusada criminalmente.

O voo não necessitava de autorização, segundo o grupo, já que o drone não seria usado para fins comerciais, ficaria sob observação de seu piloto e não atingiria espaço aéreo controlado.

"Não tem nenhuma ilegalidade. Vamos planeja mais voos", disse Rebecca. Agora ele quer recuperar os controles, que foram confiscados.

Segundo a OMS, cerca de 22 milhões de abortos inseguros são realizados no mundo por ano, o que resulta na morte de dezenas de milhares de mulheres. Abortos inseguros são aqueles realizados por pessoas sem o conhecimento de técnicas apropriadas ou em locais inadequados.