ASSINE
search button

Atentado em mesquita do Kuwait deixa 25 mortos e mais de 200 feridos

Ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico

Compartilhar

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) assumiu o atentado contra a mesquita Al Imam al Sadeq, no Kuwait, nesta sexta-feira. O ataque matou 25 pessoas e deixou mais de 200 feridas durante as orações tradicionais do dia.

Segundo uma nota divulgada na internet, os jihadistas afirmaram que o crime foi causado por um homem-bomba do grupo. Eles dizem que a ação é uma resposta ao governo do país, que está apoiando a luta internacional contra os extremistas.

O grupo reivindicou outros dois ataques em maio contra xiitas na Arábia Saudita.

>> EI reivindica atentado contra mesquita no Kuwait

No momento do ataque, havia 2 mil pessoas no templo. O parlamentar Khalil al-Salih, que chegou a ver o homem-bomba, disse que ele parecia ser jovem. "Ele entrou na sala de oração durante o sujood (quando os fiéis se ajoelham para rezar). Parecia ter por volta dos 20 anos".

Esse foi o terceiro grande atentado desta sexta-feira. Um ataque na França e outro a um hotel de luxo na Tunísia deixaram 38 mortos.

Segundo o Departamento de Estado dos Estados Unidos, não há nenhuma evidência de que os ataques terroristas foram coordenados. No entanto, eles vieram poucos dias depois de o EI pedir que ataques fossem realizados por seus militantes durante o período de Ramadã.

>> Turistas britânicos, alemães e belgas estão entre os 37 mortos na Tunísia

>> Países da Europa e EUA elevam alerta de terrorismo após atentados

>> Após ataque com decapitação na França, quatro suspeitos são presos

>> Sobe para 37 número de mortos em atentado na Tunísia

>> Governo brasileiro repudia atentados na Tunísia, Kuwait e França