ASSINE
search button

Talibã ataca prédio do Parlamento afegão

Ao menos sete pessoas morreram, sendo todas membros do grupo

Compartilhar

Membros do grupo islâmico Talibã atacaram nesta segunda-feira (22) a sede do Parlamento afegão, em Cabul, durante uma sessão legislativa para nomear o novo ministro da Defesa do país. No Twitter, um porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, informou que o ataque foi cometido por "um grupo de suicidas" que conseguiu entrar no prédio. Já o chefe de polícia de Cabul, Abdul Rahman Rahimi, disse que o ataque começou com a explosão de um carro-bomba na rua do Parlamento, que fica no bairro de segurança máxima de Darul Aman. 

Em seguida, foram detonados outros seis explosivos, um deles dentro da sede legislativa. O Ministério do Interior informou que sete talibãs envolvidos no ataque foram mortos pela polícia. Ao menos 30 pessoas, todas civis, ficaram feridas e foram levadas a hospitais da região. A imprensa afegã tinha divulgado que seis civis haviam morrido no ataque, mas a notícia não foi confirmada. O atentado contra o Parlamento foi duramente condenado pelas autoridades do Paquistão e dos Estados Unidos. Em um comunicado, a embaixada norte-americana no país ressaltou que "isso mostra um enorme desrespeito pela democracia e pelo Estado de Direito".

    Já o governo paquistanês afirmou que "condena o terrorismo em todas as suas formas e manifestações" e garantiu que continuará "combatendo o terrorismo em estreita colaboração com o Afeganistão". (ANSA)