ASSINE
search button

Itália demorará 12 anos para recuperar economia pré-crise

Estudo da Confcommercio analisou ainda a renda das famílias

Compartilhar

A Itália demorará 12 anos para recuperar seu Produto Interno Bruto (PIB) e levá-lo ao índice pré-crise se continuar a crescer nas taxas atuais. É o que aponta um estudo divulgado nesta segunda-feira (08) pela Confederação Geral das Empresas, das Atividades Profissionais e do Trabalho Autônomo da Itália (Confcommercio).    

Segundo o relatório, em 2027, o país atingirá o PIB per capita que tinha em 2007. Já os gastos familiares pré-crise só serão recuperados em 2030 e a renda familiar em 2034. Para reduzir esse tempo de recuperação para oito anos, seria preciso dobrar os atuais índices.    

Entre 2007 e 2014, lembra a Confcommercio, os italianos tiveram uma redução real de 12,5% no PIB, de 14,1% em sua renda disponível e de 11,3% no consumo. O cálculo da entidade se baseia em um crescimento econômico de 1,25% ao ano.   

"A ativação rápida das reformas estruturais precisa se consolidar com um clima de confiança favorável e uma credibilidade política-fiscal para fazer com que esse desafio seja atingido por nosso país", diz o órgão. Para a entidade, os maus resultados vêm de uma política "que penaliza" as empresas e que "reduzem a competitividade". 

Apesar do futuro pessimista, a Confcommercio divulgou hoje que os índices de consumo melhoraram em abril. O saldo positivo ficou em 0,5%, após uma queda de 0,1% em março. Entre os destaques, os setores de serviço (0,6%), de bens em geral (0,4%) e de bens e serviços para a mobilidade (2,5%) foram os que apresentaram os maiores avanços. Já os setores de vestuário e calçados (-0,2%) e bens e serviços para a recreação (-0,1%) apresentaram as maiores quedas.