ASSINE
search button

Boato sobre concessão de graça a Battisti circula na Internet

Rumor foi desmentido categoricamente pela Presidência italiana

Compartilhar

Circulou por sites italianos no último sábado (30) uma notícia falsa de que o presidente do país, Sergio Mattarella, havia concedido a graça ao ex-ativista Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua em sua terra natal.

    Não se sabe a origem de rumor, mas o Palácio do Quirinale não perdeu tempo em desmenti-lo categoricamente e qualificá-lo como um "embuste". "A notícia da assinatura da graça a Cesare Battisti não tem qualquer fundamento e está muito longe das intenções do presidente Mattarella", declarou o conselheiro para Comunicação do chefe de Estado, Giovanni Grasso.

    Membro do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) nos anos 1970, Battisti foi condenado à prisão perpétua pela Justiça italiana por "terrorismo" e envolvimento em quatro assassinatos.

    Para escapar da cadeia, ele mudou para a França, mas fugiu quando teve sua extradição autorizada.

    De lá, viajou ao México e, em seguida, ao Brasil, onde foi preso em 2007. O STF também chegou a autorizar sua extradição, mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu, no último dia de seu segundo mandato, mantê-lo no país.

    No último mês de março, o ex-ativista foi detido em São Paulo para fins de extradição, mas seu advogado conseguiu liberá-lo com um habeas corpus. (ANSA)