ASSINE
search button

Em Roma, Abbas se encontra com Renzi e Mattarella

Compartilhar

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, recebeu nesta sexta-feira (15) o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para uma reunião de meia hora na sede do governo, em Roma.

Os líderes não deram declarações após o encontro, mas o reconhecimento do Estado palestino foi um dos principais temas discutidos entre eles. Abbas também teve colóquios privados com o ministro das Relações Exteriores italiano, Paolo Gentiloni, e o presidente da República Sergio Mattarella.

Esse foi o primeiro dos três dias de visita do chefe da ANP a Roma. Neste sábado (16), ele se reunirá com o papa Francisco no Vaticano e, no domingo (17), participará da missa de canonização de duas freiras palestinas na basílica de São Pedro.

No dia 27 de fevereiro, o Parlamento da Itália aprovou duas moções sobre o Estado palestino: a primeira delas pede para o governo promover a aceitação do país, enquanto a segunda condiciona o seu reconhecimento a um acordo definitivo entre o Fatah, que controla a Cisjordânia, e o Hamas, soberano na Faixa de Gaza.

 Além disso, nesta sexta-feira, a alta representante para Política Externa da União Europeia, a italiana Federica Mogherini, anunciou que fará uma visita a Jerusalém e Ramallah nos dias 20 e 21 de maio para tentar retomar o processo de paz com Israel.