ASSINE
search button

Papa 'joga' basquete com Harlem Globetrotters

Francisco tentou girar bola nos dedos, mas não conseguiu

Compartilhar

Fanático por esportes, o papa Francisco tentou "jogar" basquete nesta quarta-feira (06) com jogadores do grupo Harlem Globetrotters - famosos por fazer malabarismos durante as partidas.

    Jorge Mario Bergoglio tentou girar a bola com um dos dedos, mas não conseguiu. Então, um dos atletas ajudou o Pontífice a fazer o malabarismo. Além da brincadeira, o sucessor de Bento XVI ganhou uma camisa autografada pelo time.

    Essa é a nona vez que o Globetrotters visita o Vaticano e, desta vez, a equipe foi ao local para celebrar os 90 anos de história do grupo. A ligação com a Santa Sé é tão grande que, em 2000, eles nomearam o então papa João Paulo II como "membro honorário" do time.

    Em entrevista ao "Observador Romano", os jogadores lembraram a história dos Globetrotters. "Em 1926 e por muitos e muitos anos, os negros não podiam jogar basquete com os brancos e os Harlem contribuíram para superar a discriminação através do esporte, unindo o espetáculo a uma dimensão social", afirmaram.

    O Papa é famoso por receber delegações esportivas nas audiências gerais e em encontros privados. Entre os que fizeram visitas, estão seu time de coração, o San Lorenzo, o Bayern de Munique, o Barcelona e atletas olímpicos italianos.