ASSINE
search button

Em reunião, Papa e Ban Ki-moon debatem sobre ecologia

Líder da ONU revelou que encíclica papal sairá em junho

Compartilhar

O papa Francisco recebeu nesta terça-feira (28) o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para debater temas relacionados à ecologia e à biodiversidade. "Erradicar a pobreza extrema, colocar fim à exclusão social e proteger o meio-ambiente são valores que são plenamente coerentes com as grandes religiões. Papa Francisco é uma das vozes morais mais apaixonadas por estes valores e eu aplaudo sua liderança", afirmou Ban após o encontro.

    Durante os cerca de 30 minutos de conversa, que ocorreu após o seminário "Proteger a Terra, Enobrecer a Humanidade", o Pontífice revelou ao líder da ONU que sua encíclica sobre a ecologia já está escrita e será publicada durante o mês de junho.

    "Este ano, com a encíclica que está por chegar, com o encontro em setembro sobre o desenvolvimento sustentável e com o acordo global sobre o clima, nós temos uma oportunidade sem precedentes para articular e criar um futuro mais sustentável e uma vida digna para todos", ressaltou o secretário-geral da ONU.

    Além de revelar quando a publicação de Jorge Mario Bergoglio será lançada, Ban afirmou que o documento afirmará que é "preciso mudar comportamentos, estilos de vida para combater as mudanças climáticas". Após a entrevista do secretário da ONU, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, emitiu uma nota oficial sobre a reunião entre os líderes. "Durante o encontro, o secretário-geral das Nações Unidas manifestou ao Papa a sua gratidão por ele ter aceitado participar da Assembleia das Nações Unidas, no próximo dia 25 de setembro, e expressou sua expectativa para o seu discurso em tal ocasião e por sua próxima encíclica", informou Lombardi.

    O padre ainda contou que Ban "ilustrou sobre alguns pontos do atual empenho das Nações Unidas não só sobre as questões ambientais, mas também sobre os imigrantes e as dramáticas situações humanitárias nas áreas do mundo atingidas por conflitos".

    Ontem (27), o representante da ONU teve uma reunião com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, sobre a crise imigratória enfrentada, especialmente, pela Itália.

    Essa foi a primeira vez que o mais alto representante das Nações Unidas é convidado para um encontro com o Papa. Segundo os assessores de ambos os lados, a reunião foi motivada pelas "preocupações comuns" entre os dois líderes mundiais. De fato, os temas ligados ao meio-ambiente são um dos assuntos mais discursados pelo sucessor de Bento XVI e, sempre que possível, Francisco cobra os países e as entidades para fazer mais pela ecologia e pela sustentabilidade.

    A encíclica, a primeira realizada pelo atual líder da Igreja Católica em seu Pontificado, é o documento pontifício mais importante da instituição. Para realizá-la, Bergoglio contou com a ajuda do brasileiro Leonardo Boff, que confirmou à ANSA, no ano passado, que enviou "dois pacotes com materiais" sobre o tema.