ASSINE
search button

Sobe para 3,6 mil número de mortos no Nepal

Terremoto de 7,8 graus atingiu o país no fim de semana

Compartilhar

 O terremoto de 7,8 graus na escala Richter que atingiu o Nepal no fim de semana, seguido por diversas réplicas, já provocou a morte de ao menos 3,6 mil pessoas. De acordo com a ONG Caritas, o número pode chegar a seis mil. "O balanço das vítimas sobe constantemente. Estamos com mais de três mil mortos, porém, considerando os distritos atingidos, podemos chegar a seis mil. Calcula-se que há cinco mil feridos e milhares de desabrigados", disse o padre Pius Perumana, diretor da Caritas no Nepal. 

Das vítimas, 1,3 mil foram registradas somente no vale do Katmundu, uma das regiões mais povoadas do país. O terremoto de 7,8 graus atingiu o Nepal e os vizinhos Paquistão, Bangladesh e Índia na manhã de sábado (25). Foi o mais forte tremor de terra na região nos últimos 80 anos. O abalo sísmico provocou avalanches no Monte Everest que mataram alpinistas e bloquearam trilhas. Testemunhas afirmam que há pessoas sufocadas pelo gelo entre o campo base a o campo 1. A comunidade internacional, as Nações Unidas e ONGs de ajuda humanitária já começaram a enviar equipes e suprimentos ao Nepal. Milhares de pessoas estão dormindo nas ruas.

Brasil

Cidadãos brasileiros têm chegado à embaixada em Katmandu em busca de ajuda. Até o momento, a força-tarefa do governo localizou 60 brasileiros. Segundo o Itamaraty, todos estão bem e não há nenhum entre os mortos confirmados.

Itália

 Já o governo italiano está procurando cinco cidadãos desaparecidos após o terremoto no Nepal. Até agora, dois italianos morreram, identificados como Renzo B. e Marco P. Eles estavam fazendo trekking no vale Rolwaling. (ANSA)

>> Diretor do Google morre no Everest, após terremoto no Nepal

>> Papa reza por vítimas do terremoto no Nepal durante a oração do Angelus

>> Brasileira que estava sumida no Nepal confirma estar bem

>> Itamaraty localiza 60 brasileiros no Nepal após terremoto