ASSINE
search button

Candidato do governo de Buenos Aires vence primárias

Representante de Cristina Kirchner ficou em terceiro na disputa

Compartilhar

As primárias das eleições em Buenos Aires, na Argentina, mostraram que Horacio Rodríguez Larreta foi o grande vencedor da disputa neste domingo (26). Larreta é o candidato do atual chefe do governo da cidade, Mauricio Macri, e um dos representantes do "Proposta Republicana" (Pro). O partido conquistou, ao todo, 47,3% dos votos, sendo 28,4% para Larreta e 18,9% para Gabriela Michetti..

    Na disputa ocorrida ontem, não há limites de candidatos do mesmo partido. Por isso, a vitória de Larreta sobre a senadora foi marcante para o Pro. Isso porque Macri, líder do governo da capital desde 2007, será candidato à Presidência da Argentina em outubro.

    Surpreendendo a todos, o futuro candidato afirmou, em uma coletiva de imprensa, que "agora temos um vice-presidente" para a disputa - sem citar se será um homem ou uma mulher. Porém, após os resultados serem anunciados, Michetti já informou que continuará na função de senadora e que descarta participar da Presidência.

    Macri também ressaltou que a não fará uma união com o líder do partido "Frente Renovadora", Sergio Massa, e destacou que as eleições serão polarizadas entre o "Pro e o kircherinismo".

    Com 22,3% dos votos, apareceu o partido "Energia Cidadã Organizada" (ECO), com Martin Lousteau recebendo 17,8% das "papeletas". O candidato kircherinista, Mariano Recalde, do "Frente para a Vitória", conseguiu apenas 18,4% dos votos. O presidente da Aerolíneas Argentina é uma das apostas dos kircherinistas para as eleições presidenciais.

    O fraco resultado de Recalde colocou o governo nacional em alerta e há a previsão de um aumento de aparições de Cristina Kirchner em eventos para tentar promover a manutenção do poder.

    No total, 2,5 milhões de argentinos puderam votar neste domngo, o que representa cerca de 12% da população do país. (ANSA)