ASSINE
search button

Países enviam equipes e ajuda financeira ao Nepal

Compartilhar

Nações ao redor do mundo se mobilizam para ajudar o governo do Nepal com ajudas humanitária e financeira após o forte terremoto que deixou cerca de 1.500 mortos no país.

O governo da China enviará ao Nepal uma equipe de resgate com 40 especialistas para fornecer ajuda humanitária, informou o diário oficial do Exército Popular de Libertação. A unidade chinesa, especializada em resgates internacionais, inclui também seis cachorros treinados para participar deste tipo de operação.

Os Estados Unidos também anunciaram o envio de uma equipe de socorristas e o desbloqueio de uma ajuda de US$ 1 milhão (aproximadamente R$ 3 milhões) ao Nepal, informou a agência de ajuda americana USAID. O escritório de assistência a desastres no exterior (OFDA), que faz parte da USAID, "enviará uma equipe de socorristas e assistência em resposta ao terremoto no Nepal, e autorizou a liberação de um milhão de dólares para atender às necessidades mais urgentes", tuitou o diretor do OFDA, Jeremy Konyndyk.

De acordo com um funcionário da Casa Branca, o presidente Barack Obama está sendo informado sobre a situação no Nepal. Já a União Europeia (UE) anunciou que estuda ajudar financeiramente o país.

O governo brasileiro, por sua vez, emitiu nota de pesar e informou que a embaixada do Brasil no Nepal está mobilizada para prestar apoio aos cidadãos brasileiros na região.

"Os brasileiros já localizados pela Embaixada não sofreram ferimentos e estão recebendo toda a assistência cabível. Não há, até o momento, informação sobre a presença de brasileiros entre as vítimas fatais", informa a nota do Itamaraty.

Sobre o terremoto 

O terremoto de magnitude 7,9 que atingiu o Nepal deixou cerca de 1.500 mortos e muitos danos materiais, causando também uma avalanche que soterrou um acampamento de alpinistas no Everest. O tremor, que teve seu epicentro a cerca de 80 quilômetros de Katmandu, ocorreu por volta do meio-dia local (03h11 de Brasília) e durou entre 30 segundos e dois minutos.

Na capital nepalesa o terremoto derrubou edifícios, especialmente os antigos, incluídos templos e monumentos. A torre Dharahara, uma importante atração turística, se transformou em escombros.

Os efeitos do terremoto chegaram até as montanhas do Himalaia e também na Índia e na China, onde provocaram a queda de edifícios e a morte de dezenas de pessoas, de acordo com autoridades locais. Foram registradas pelo menos 16 réplicas entre 4,2 e 6,6 graus.