ASSINE
search button

Polícia suspende agentes acusados de matar negro nos EUA

Freddie Gray morreu uma semana após ser detido em Baltimore

Compartilhar

Os dois agentes envolvidos na prisão de Freddie Gray, o homem negro de 25 anos que morrera no hospital uma semana após sua detenção, foram suspensos, segundo o Departamento de Polícia de Baltimore, no estado norte-americano de Maryland.    

Além disso, o órgão afirmou que as investigações para esclarecer o caso serão concluídas no próximo dia 1º de maio, pedindo "calma" à população. O que se sabe até aqui é que a autópsia de Gray revelou que sua morte foi determinada por uma grave lesão na espinha dorsal.  

Ainda de acordo com a Polícia, no momento da prisão, ocorrida em 12 de abril, a vítima não ofereceu nenhuma resistência e não teria sido necessário o uso da força. Menos de uma hora mais tarde, ele teve de ser levado a um hospital, onde chegou com 80% da coluna machucada e três ossos do pescoço quebrados.   

Por causa dos ferimentos, Gray entrou em coma e faleceu no último domingo (19). Nos últimos dias, a população de Baltimore realizou algumas manifestações contra as forças de segurança, e novos atos já estão programados.    

Em 2014, os Estados Unidos registraram diversos protestos contra a violência policial motivada por questões raciais. O caso mais emblemático foi a morte do jovem Michael Brown, de 18 anos, em Ferguson (Missouri), após ser baleado pelo agente Darren Wilson.