ASSINE
search button

Argentina prevê acordos com a Rússia na área de energia

Compartilhar

A visita da presidente argentina, Cristina Kirchner, a Moscou, na próxima terça-feira (21) deve servir para que Argentina e Rússia consolidem a aliança estratégica e firmem acordos para o setor de energia.

Durante a visita, os chefes de Estado deverão discutir acordos para investimentos russo no país sul-americano no setor de petróleo e mantidas negociações sobre energia nuclear, infraestruturas e comércio.

Kirchner espera chegar a um acordo com a estatal russa Rosatom para a construção de uma nova central nuclear, cujos detalhes do projeto ainda não são conhecidos.

Em comunicado divulgado na última semana, um grupo de ex-secretários de Energia argentinos criticou a falta de transparência nas negociações com o governo Russo, e pediu para que os acordos sejam submetidos ao Parlamento, ao invés da presidente Cristina Kirchner.

Entre os principais setores de oportunidades para a Argentina estão os produtos derivados do leite e a carne bovina, afetados pelas sanções impostas à Rússia pelos Norte Americanos e pela UE devido ao envolvimento do país na guerra da Ucrânia.

* COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA LUSA