ASSINE
search button

Atenas cobra R$ 1 tri de Berlim por ocupação nazista

No entanto, segundo a Alemanha, questão já foi resolvida

Compartilhar

A Grécia estima que a Alemanha lhe deve um ressarcimento de 279 bilhões de euros (R$ 940 bilhões) pela ocupação nazista no país durante a Segunda Guerra Mundial. A informação é da emissora britânica "BBC", que cita o vice-ministro de Finanças de Atenas, Dimitris Mardas.    

Essa é a primeira vez que o governo grego calcula oficialmente o que Berlim precisaria pagar para compensar as atrocidades e os saques cometidos pelas tropas de Adolf Hitler nos anos 1940. O primeiro-ministro Alexis Tsipras já havia levantado a questão em um encontro com a chanceler Angela Merkel no mês passado, mas sem mencionar valores.    

A Alemanha alega que a questão foi resolvida na década de 1960, quando pagou uma indenização de 115 milhões de francos alemães à Grécia. No entanto, Atenas diz que a cifra não foi suficiente para cobrir as despesas com infraestruturas danificadas, crimes de guerra e um empréstimo que os nazistas teriam obrigado o Banco Central do país a realizar.    

A polêmica acontece em meio às tratativas para a renegociação da dívida grega com seus principais credores, algo que Berlim tem se mostrado relutante em aceitar. Além disso, o país tenta obter uma extensão no pacote de ajuda da União Europeia, mas para isso precisará implantar uma longa lista de reformas.