ASSINE
search button

Diante de críticas de Israel, Obama defende acordo com Irã

"Tratado é nossa melhor opção", disse líder em entrevista

Compartilhar

O acordo com o Irã sobre seu programa nuclear não ameaça a capacidade militar defensiva de Israel, disse o presidente norte-americano, Barack Obama.    

Em entrevista divulgada pelo jornal local "New York Times", ele acrescentou que "não existe uma fórmula, não existe uma opção mais eficaz de que a iniciativa diplomática e do acordo", que tem como objetivo "prevenir que o Irã tenha uma arma nuclear".    

"Respeito os temores do povo israelense, mas o que posso dizer é que o tratado é nossa melhor opção e que existe uma mensagem clara que enviamos ao Irã e a toda a região que se alguém mexer com Israel, os Estados Unidos estarão lá" para responder, apontou.    

O premier israelense, Benjamin Netanyahu, disse que o acordo alcançado com o grupo 5 + 1 "é uma ameaça a nós e nossos vizinhos" e que sua intenção não é "destruí-lo", mas acabar com um "mau acordo".    

Após mais de uma semana de negociações na Suíça entre Irã e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas (ONU), mais a Alemanha, conhecido como grupo 5 + 1, foi alcançado um acordo na semana passada para que Teerã limite seu programa nuclear em troca do levamento de sanções. O tratado definitivo será assinado em junho.    

O governo de Israel ficou bastante descontente, pois pede o fim total das atividades nucleares iranianas, alegando sentir-se ameaçado. A posição afastou os líderes dos dois países, aliados próximos até a administração de Obama.