ASSINE
search button

Berlusconi se une à Liga Norte em eleições regionais

Compartilhar

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi chegou a um acordo com o secretário do partido de extrema-direita Liga Norte, Matteo Salvini, para apoiar a candidatura à reeleição do governador do Vêneto, Luca Zaia, nas eleições regionais marcadas para o próximo mês de maio.

Berlusconi e Salvini já vinham ensaiando uma aliança desde o início do ano para enfrentar o crescimento do centro-esquerdista Partido Democrático (PD), liderado pelo premier Matteo Renzi. A parceria foi anunciada por meio de uma nota do conservador Forza Italia (FI), sigla presidida pelo senador cassado.

Em troca do apoio do ex-primeiro-ministro a Zaia, a Liga sustentará a candidatura do europarlamentar Giovanni Toti (FI) ao governo da Ligúria, atualmente comandada pelo PD. Com isso, Edoardo Rizzi, que concorreria pela legenda extremista, abandonou a disputa.

"Se os aliados nos pedem para darmos um passo atrás para vencermos, o faremos", declarou Salvini. Contudo, nas outras regiões que irão às urnas em 31 de maio - Toscana, Marcas, Úmbria, Campânia e Púglia -, FI e Liga não estarão juntos.