ASSINE
search button

Premier líbio pedirá intervenção da Liga Árabe

Compartilhar

O primeiro-ministro da Líbia, Abdullah al-Thani, anunciou hoje (30) que pedirá uma intervenção da Liga Árabe, como ocorre no Iêmen. Al-Thani, que foi empossado em Tobruk e reconhecido internacionalmente, afirmou que o Iêmen tem os mesmos problemas que a Líbia e que uma intervenção da Liga Árabe pode "devolver a legitimidade" ao país. 

A Líbia vive uma guerra interna provocada por atuação de milícias rivais e pela presença de células terroristas. A instabilidade política tem se acentuado desde a queda do regime de Muammar Kadafi, em 2011. 

Há 10 dias, o governo de Tobruk inicou uma ofensiva armada para recuperar a capital do país, Trípoli, que está nas mãos da coalizão islâmica Fajr Libya. Nesta semana, serão realizadas negociações no Marrocos sobre o futuro do país, mediadas pelas Nações Unidas. O objetivo é alcançar um acordo de paz entre as milícias. Atualmente, a Arábia Saudita, junto com uma coalizão de países aliados, bombardeia alvos de rebeldes xiitas houthis no Iêmen, os quais ocupam boa parte do país e dominam a capital, Sanaa. Ontem, líderes da Liga Árabe também aprovaram a criação de uma força militar conjunta.