ASSINE
search button

Papa se encontra com 150 sem-teto na Capela Sistina

Compartilhar

O papa Francisco se encontrou nesta quinta-feira (26) com 150 sem-teto de Roma que visitavam a Capela Sistina, lar de uma das mais espetaculares obras de arte já feitas pelo homem.

O Pontífice chegou à igreja onde são realizados os conclaves em torno das 17h (horário do Vaticano) e acompanhado apenas de um mordomo. Após cumprimentar com um aperto de mão todos os que se aproximavam, Jorge Bergoglio disse: "Bem-vindos. Essa é a casa de todos, é a casa de vocês. As portas estão sempre abertas a todos."

Segundo o vice-diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Ciro Benedettini, o Papa ainda pediu para os sem-teto rezarem por ele. "Preciso das orações de pessoas como vocês. Que o Senhor os abençoe, os ajude no caminho da vida e os faça sentir o seu terno amor de Pai", afirmou Francisco.

O Pontífice passou cerca de 20 minutos com os visitantes, que fizeram um tour completo pelo Vaticano. A iniciativa foi organizada pela Esmolaria Apostólica, departamento da Cúria Romana que cuida das ações de caridade do Papa.

O passeio começou no início da tarde, com os sem-teto sendo levados pelos principais pontos do menor Estado do mundo, como a Casa Santa Marta - residência de Francisco -, a basílica de São Pedro e os Jardins Vaticanos.

Em seguida, eles foram para os Museus Vaticanos - que abrigam uma das maiores coleções de arte do planeta -, onde se dividiram em três grupos, cada um deles confiado a um guia. A visita terminou na Capela Sistina, onde tiveram total privacidade para apreciar o trabalho mais célebre de Michelangelo, que cobriu o teto da igreja com afrescos que refletem passagens da Bíblia.

Geralmente, turistas são obrigados a enfrentar filas enormes para entrar nos Museus Vaticanos, que também dão acesso ao templo.