ASSINE
search button

Mosteiro russo é parcialmente destruído por incêndio

Local é considerado um dos patrimônios mundiais pela Unesco

Compartilhar

Um incêndio no campanário do mosteiro de Novodevichy mobilizou uma centena de bombeiros na noite deste domingo (15) em Moscou. O fogo foi rapidamente apagado e ninguém ficou ferido no incidente, informou em nota o Ministério para Emergências.    

De acordo com a agência de notícias Itar Tass, o vice-ministro da pasta, Alexander Gavrilov, informou que o fogo começou em uma área de centenas de metros quadrados e que o sino do local "não deve cair". Segundo as primeiras informações, a equipe que faz a restauração da estrutura pode ter deixado, acidentalmente, alguns materiais inflamáveis espalhados. Porém, não se sabe ainda como o incêndio começou.    

Construído em 1524, o mosteiro é um dos pontos turísticos mais visitados da capital russa. Além da história, o convento ficou famoso por ter sido citado em duas obras de Liev Tolstói: "Guerra e Paz" e "Anna Karenina". Esse é o segundo incidente seguido em um patrimônio cultural do país em dois meses: em janeiro, um gigantesco incêndio destruiu parcialmente a histórica biblioteca da Academia de Ciências.    

Fundada em 1918, um ano depois da Revolução Soviética, o local continha cerca de 10 milhões de obras - sendo que 15% dos exemplares viraram cinzas.