ASSINE
search button

Partido italiano diz que Pizzolato corre riscos no Brasil

Compartilhar

Um documento assinado por 21 senadores italianos do governista Partido Democrático foi apresentado ao ministro da Justiça, Andrea Orlando, questionando a possível extradição do brasileiro Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e sete meses de prisão no processo do mensalão.

Na carta, os parlamentares afirmam que, ao autorizar a extradição de Pizzolato, a Corte de Cassação "não levou em conta as horríveis condições das prisões brasileiras, as quais podem causar um sério risco para a incolumidade de Pizzolato".

"Respeitamos a decisão da Suprema Corte, mas decidimos interrogar sobre a eventualidade que uma violação dos direitos humanos nas prisões brasileiras possa orientar sua decisão para que haja uma solução que garanta a proteção física do nosso cidadão", disseram os parlamentares, referindo-se a Pizzolato, que possui dupla nacionalidade.

A apresentação do documento foi feita cinco dias após o defensor público Desi Brino visitar Pizzolato na prisão de Modena. Mesmo antes da visita, Brino alertou Orlando de que o brasileiro correria riscos em seu país natal.

Em meados de fevereiro, a Corte de Cassação autorizou a extradição do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. O brasileiro fugiu para a Itália há quase um ano e meio com um passaporte falso. Agora, cabe ao ministro da Justiça, Andrea Orlando, decidir se acata ou não a decisão.

O caso de Pizzolato fez ressurgir a polêmica envolvendo o italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua em seu país por quatro assassinatos e associação subversiva.

Considerado "terrorista" na Itália, o STF autorizou em 2009 a extradição de Battisti, mas o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recusou a enviá-lo à Itália.