ASSINE
search button

Parlamento alemão aprova plano de resgate à Grécia

Com isso, Atenas deve receber ajuda do eurogrupo por 4 meses

Compartilhar

O Parlamento da Alemanha aprovou nesta sexta-feira (27) a extensão do pacote de ajuda financeira à Grécia, que vinha sendo motivo de confronto dentro da zona do euro. Com 542 votos a favor, 32 contrários e 13 abstenções, o Bundestag deu luz verde ao programa de resgate que ajudará a Grécia a honrar suas obrigações financeiras pelos próximos quatro meses.    

"O voto de hoje serve para dar mais tempo para que a Grécia prepare com êxito seu programa de retomada econômica", disse o ministro das Finanças de Berlim, Wolfgang Schaeuble. "Ajudemos a Grécia, de forma extraordinária, para que o país tenha tempo de ser novamente competitivo no mercado", ressaltou. Antes da votação, o ministro também disse que o "futuro da Alemanha está em uma Europa unida".

"Nós, os alemães, devemos fazer de tudo para que a UE permaneça unida", destacou. Há uma semana, o eurogrupo aceitou prolongar por cerca de quatro meses seu programa de resgate a Atenas, mas exigiu que a Grécia apresentasse uma lista de reformas financeiras e econômicas, que foi divulgada três dias depois. A lista prevê reformas internas com cortes de despesas públicas, redução de ministérios e medidas contra evasão e fraude fiscal. Apesar do eurogrupo considerar a lista "completa" como um ponto de partida para as reformas, a Alemanha tinha comentado que as promessas eram "insuficientes". Portanto, a aprovação no Parlamento de Berlim era o único grande empecilho ao resgate.