ASSINE
search button

Rebeldes roubam armas químicas de arsenal de Kadafi

Líbia teme que substâncias caiam nas mãos do Estado Islâmico

Compartilhar

Armas químicas do arsenal do regime de Muammar Kafadi foram roubadas na Líbia e estariam nas mãos de insurgentes rebeldes, de acordo com a imprensa internacional. A quantidade exata de armas roubadas não foi divulgada. 

No entanto, uma fonte do Exército líbio afirmou ao jornal Asharq al-Awsat que "grandes quantidades" foram pegas por rebeldes para serem usadas contra as forças do governo. Os arsenais secretos de Kadafi, morto em 2011, em meio à Primavera Árabe, contêm substâncias como gás mostarda (iperita) e sarin. 

As autoridades temem que as armas caiam nas mãos de extremistas do grupo Estado Islâmico (EI, ex- Isis), que tem avançado sobre a Líbia nos últimos dias e já domina a cidade de Derna. A situação na Líbia já preocupa a Europa, principalmente a Itália, que foi colonizadora do país. O tema da crise líbia e do avanço do EI foi levado esta semana para o Conselho de Segurança das Nações Unidas, após o Egito iniciar um bombardeio unilateral contra alvos dos extremistas, os quais decapitaram três cristãos egípcios. 

Ontem, três carros-bomba explodiram, provocando a morte de ao menos 47 pessoas e deixando outras 26 feridas na Líbia.