ASSINE
search button

Papa diz que antídoto para violência é aceitar as diferenças

Pontífice discursou em instituto de estudos islâmicos

Compartilhar

O papa Francisco fez um discurso na celebração pelos 50 anos do Pontifício Instituto de Estudos Árabes e Islâmicos (Pisai) e afirmou que para combater a violência é preciso aceitar as diferenças. "O antídoto mais eficaz contra cada forma de violência é a educação para a descoberta e a aceitação da diferença como riqueza e fecundidade", falou o Pontífice neste sábado (24).    

Jorge Bergoglio ainda destacou que o diálogo entre cristãos e muçulmanos "exige paciência e humildade" para não causar uma "aproximação improvisada" e "contraproducente".    

O líder da Igreja Católica ressaltou ainda a importância do Pisai. Segundo ele, o cinquentenário da entidade demonstra a necessidade de um instituto que foque na pesquisa e na formação de "operadores de diálogo" com os muçulmanos no mundo.    

"No princípio do diálogo há o encontro. Você se aproxima melhor do outro se ficar na ponta dos pés sem levantar uma poeira que ofusca a visão. Nos últimos anos, sem contar algumas incompreensões e dificuldades, foram dados passos à frente no diálogo inter-religioso também com fiéis do Islã. Por isso, é fundamental o exercício de ouvir", disse o papa.