ASSINE
search button

Coreia do Norte sofre apagão digital

Há suspeita de ação dos EUA em represália contra hackers

Compartilhar

A Coreia do Norte sofreu, nesta segunda-feira (22), um grande apagão digital.Segundo informações da imprensa norte-americana, o acesso à internet no país chegou a ser completamente bloqueado. As causas da falha não foram divulgadas. No entanto, há suspeita de que o apagão tenha sido causado pelos EUA, em represália ao ataque e ameaças de hackers, que seriam ligados a Pyongyang, a Sony Pictures.

    A empresa é produtora do filme "A Entrevista", que satiriza o ditador norte-coreano Kim Jong-un. Nesta segunda-feira, a Coreia do Norte acusou o governo de Barack Obama de estar ligado à produção do filme, que teve estreia adiada após hackers ameaçarem atacar cinemas do país. Por outro lado, os coreanos negam ter ligação com o grupo de hackers.

    O governo dos EUA não comentou o apagão. Mas na última semana, quando houve a ameaça , o presidente Obama afirmou que o país reagiria, sem dizer como, nem quando. Apesar da retomada lenta do sistema digital na Coreia, depois de quase nove horas de apagão, o governo do país não comentou o ocorrido. No país, a internet é altamente restrita. Apenas dirigentes do partido que governa o país possuem acesso á internet.

    Nas Nações Unidas (ONU), também nesta segunda-feira, o governo coreano boicotou reunião da organização que discutiria a investigação sobre crimes contra a humanidade no país, que é acusado de possuir campos de trabalhos forçados para dissidentes.

    Nesta terça-feira (23), a China sugeriu um diálogo entre EUA e coreanos. "Esperamos que os dois países possam conversar sobre estes problemas", afirmou o porta voz do governo de Pequim, Hua Chunying. (ANSA)