ASSINE
search button

Itália multa TripAdvisor em 500 mil euros

Compartilhar

A Autoridade Garantidora da Concorrência e do Mercado (AGCM), o órgão antitruste italiano, multou o site de viagens TripAdvisor em 500 mil euros (R$ 1,6 milhão) por "práticas comerciais incorretas" em avaliações online de hotéis.    

Segundo a agência, ao fazer propaganda de suas próprias atividades, a empresa "enfatiza o caráter autêntico e genuíno dos comentários, induzindo assim os consumidores a acreditarem que as informações são sempre confiáveis, expressando reais experiências turísticas".    

O objetivo da medida é combater as avaliações falsas ou difamatórias sobre estruturas turísticas que a página publicaria sem o devido controle. A sanção é fruto de uma investigação iniciada a partir de denúncias de associações de consumidores e de donos de hospedagens. As práticas que levaram à multa teriam começado em setembro de 2011 e ainda estão em curso. O TripAdvisor também terá de apresentar em 90 dias as iniciativas tomadas para acabar com o problema.    

"Estamos revendo o procedimento do antitruste, mas a partir de um exame preliminar da decisão, achamos que não é razoável, estamos fortemente em desacordo com o seu conteúdo e apresentaremos recurso", diz uma nota divulgada pelo site.