ASSINE
search button

Novo chanceler italiano presta juramento na Presidência

Compartilhar

Nomeado como novo ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, Paolo Gentiloni prestou juramento nesta sexta-feira (31) perante o presidente Giorgio Napolitano. Participaram da cerimônia como testemunhas o secretário-geral da Presidência da República, Donato Marra, e o conselheiro militar do chefe de Estado, general Rolando Mosca Moschini. O premier Matteo Renzi também estava presente. 

Gentiloni substitui Federica Mogherini, que neste sábado (1º) assume o cargo de alta representante da União Europeia para Política Externa e Segurança. Além de Gentiloni, Renzi fez duas outras nomeações nesta sexta: Davide Faraone, que passa a ser subsecretário do Ministério da Educação, no lugar de Roberto Reggi, e Paola De Micheli, agora subsecretária do Ministério da Economia, substituindo Giovanni Legnini.

O novo chanceler tem 60 anos, é deputado pelo Partido Democrático (PD), o mesmo do premier, e não estava entre os mais cotados para assumir o cargo. Ele fazia parte da Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara. É jornalista profissional e já trabalhou como porta-voz do prefeito de Roma e também como assessor da pasta de Turismo.

Gentiloni já foi ministro da Comunicação entre 2006 e 2008, no governo de Romano Prodi, e está no Parlamento italiano desde 2001.