ASSINE
search button

Putin admite ter ajudado Yanukovich a fugir de Kiev

Ex-presidente ucraniano foi destituído em meio a protestos

Compartilhar

O presidente russo, Vladimir Putin, confessou nesta sexta-feira (24) ter ajudado o ex-mandatário ucraniano Viktor Yanukovich a fugir do país, em fevereiro, durante os protestos em Kiev que levaram à sua deposição e aos confrontos na Crimeia. Yanukovich, que foi tirado do poder por um levante popular contrário à sua aproximação com a Rússia em detrimento da União Europeia (UE), teria se escondido na Cracovia e na Crimeira, e depois viajado para Rostov do Don.

    Em uma coletiva de imprensa em Sóchi, Putin admitiu o apoio a Yanukovich, ressaltando que o próprio ex-presidente contatou Moscou para pedir ajuda.

    O líder russo também culpou o novo governo ucraniano de "não querer resolver pacificamente" o impasse na Crimeia e em outras regiões do leste do país. Logo após a queda de Yanukovich, que era parceiro político de Putin, começaram confrontos em regiões ao leste da Ucrânia que queriam ser incorporadas à Rússia.

    Desde abril, ataques armados ocorrem entre militares ucranianos e rebeldes separatistas. A violência já provocou dezenas de mortos e feridos, além de uma crise diplomática entre a Rússia e a UE, que acusa Putin que financiar os opositores. Em represália à posição russa na guerra ucraniana, o bloco europeu e os Estados Unidos adotaram sanções contra Moscou. (ANSA)