ASSINE
search button

Católicos celebram dia de São João Paulo II

Compartilhar

Nesta quarta-feira (22), a Igreja Católica celebra o dia de São João Paulo II. A data foi instituída pelo papa Francisco por representar o dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Pontífice em 1978, dando início ao seu pontificado de 27 anos (1978-2005).

O evento será realizado no segundo andar do hospital Políclinico Gemelli, onde será celebrada uma missa em memória de Wojtyla. O local abrigou e cuidou da saúde do Papa santo por dez vezes durante seu pontificado. A celebração será realizada pelo monsenhor Claudio Giuliodori, que atua como assistente eclesiástico da Universidade Católica que é a mantenedora do centro hospitalar.

Durante a celebração, será colocada na capela uma relíquia de sangue de João Paulo, mantida em uma caixa de prata com fundo vermelho. Segundo Giulidori, a missa quer ressaltar a importância da presença do santo católico na história do hospital. "O testemunho do Pontífice polonês, durante as numerosas vezes que teve que se recuperar aqui, é um sinal indelével na história do Políclino Gemelli", destacou o religioso.

João Paulo II foi proclamado santo no dia 27 de abril em uma missa com mais de 500 mil pessoas no Vaticano. Na mesma data, o também papa João XXIII virou santo.