ASSINE
search button

Igreja Católica e lefebvrianos retomam diálogos

Compartilhar

Após uma longa pausa, foi retomado oficialmente o diálogo entre a Santa Sé e a Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, organização ultra-conservadora fundada em 1970 pelo bispo francês Marcel Lefebvre (1905-1991), que foi excomungado por se opor às mudanças aprovadas pelo Concílio Vaticano II.    

Nesta terça-feira (23), o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Gerhard Müller, se reuniu por mais de duas horas com o líder dos lefebvrianos, Bernard Fellay. Segundo o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, o encontro ocorreu em clima "cordial e sereno" e tratou da completa reintegração do grupo à Igreja Católica.    

Contudo, o religioso não quis fazer previsões sobre o tempo necessário para esse percurso. As negociações para o retorno da organização à Igreja começaram em 2009, quando Bento XVI revogou a excomunhão de quatro bispos que tinham rompido com o Vaticano.    

No entanto, desacordos entre as duas partes mantiveram as conversas congeladas, e durante esse período a fraternidade chegou a criticar o papa Francisco por sua postura "moderna".