ASSINE
search button

Líderes europeus comemoram resultado de pleito na Escócia

Escoceses votaram contra separação do Reino Unido

Compartilhar

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disse hoje, dia 19, respeitar e acolher com satisfação a decisão expressada pelo povo escocês no referendo que votou contra a independência do Reino Unido.

    "Celebro que o Reino Unido continuará unido, como disse o primeiro-ministro David Cameron nesta manhã", apontou. "O Reino Unido é, e continuará sendo, um importante membro da União Europeia", concluiu.

    O presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, por sua vez, saudou o resultado no pleito, dizendo que isso é "bom" para manter uma "Europa unida, aberta e mais forte".

    "A Comissão Europeia saúda o fato de que, durante o debate registrado nos últimos anos, o Governo escocês e os escoceses reafirmaram repetidamente seu compromisso com a Europa", disse Barroso.

    Ele acrescentou que o organismo "continuará comprometido em um diálogo construtivo com o governo escocês nas áreas sob sua responsabilidade e que são importantes" para o futuro do país, entre elas, "o emprego e o crescimento, a energia, as mudanças climáticas e o meio ambiente".

    O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, expressou hoje seu "respeito" pelo resultado. "Respeito plenamente a decisão que o povo escoces tomou no pleito de ontem", disse em comunicado.

    "O Reino Unido é um membro fundador da Otan e confio que seguirá tendo um papel protagonista para manter nossa aliança forte".

    O governo italiano apontou nesta sexta-feira que a resposta nas urnas deve fortalecer a União Europeia. "O governo italiano, também como líder pro tempore do bloco, saúda o resultado da votação democrática", apontou nota do escritório do premier, Matteo Renzi. (ANSA)