ASSINE
search button

Angelina Jolie visita vítimas de naufrágios em Malta

Atriz realizou visita como enviada especial da ONU

Compartilhar

A atriz norte-americana Angelina Jolie visitou a sede do socorro naval em Malta como enviada especial das Nações Unidas (ONU) em decorrência dos naufrágios de embarcações com imigrantes ocorridos nos últimos dias no Mar Mediterrâneo que deixaram muitas vítimas.

    A atriz, acompanhada pelo Alto Comissário da Agência da ONU para os Refugiados (Acnur), Antonio Guterres, agradeceu nesta segunda-feira (15) as autoridades da Marinha pelo compromisso nas operações de socorro que tiveram existo positivo e que permitiram salvar muitas vidas.

    Jolie também encontrou três sobreviventes de um dos naufrágios destes últimos dias, em Valeta, capital de Malta, visitou algumas famílias de refugiados sírios que sobreviveram de um naufrágio ocorrido em outubro passado. Entre os sobreviventes a atriz encontrou com um casal de Damasco que perdeu os três filhos pequenos durante a travessia e um médico de Aleppo que perdeu a mulher e a filha de três anos.

    A atriz e o comissário expressaram sua preocupação em relação a sustentabilidade da operação italiana "Mare Nostrum", de resgate dos imigrantes que tentam chegar à Europa em embarcações precárias, e pediram maiores esforços por parte dos países europeus e que se comprometam nas operações de salvamento e na redução das mortes no mar.

    "A resposta da Europa deve representar um esforço realmente coletivo, aquele que oferece as formas mais seguras para encontrar proteção, mantendo ao mesmo tempo uma forte capacidade de salvar pessoas no mar. No caso de falimento, serão perdidas muitas vidas nas portas da Europa", disse Guterres.

    Mais de 800 pessoas morreram ou desapareceram nos últimos três dias no Mar Mediterrâneo, em vários acidentes com embarcações que levavam imigrantes à Europa.(ANSA)