ASSINE
search button

Embaixador do Brasil em Israel retornará a Tel Aviv

Compartilhar

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou nesta quinta-feira (28) que o embaixador do país em Israel, Henrique da Silveira Sardinha Pinto, que havia sido convocado para consultas, retornará para Tel Aviv. O anúncio foi feito por meio de uma nota no site do Itamaraty, na qual a pasta também elogia a trégua por tempo indeterminado na Faixa de Gaza.    

"O Brasil acolhe com satisfação o anúncio de um cessar-fogo entre Israel e Palestina com base no esforço de mediação do Egito. O governo brasileiro confia em que o cessar-fogo contribua para a estabilização da região e permita encontrar um encaminhamento definitivo para o conflito, com base na solução de dois Estados", diz o comunicado.    

A convocação de Sardinha Pinto para consultas sobre a ofensiva contra o Hamas em Gaza acabou gerando uma crise com Israel. Após a decisão, o governo do premier Benjamin Netanyahu afirmou que estava "desapontado" com a atitude e o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores israelense, Yigal Palmor, chamou o Brasil de "anão diplomático".

Trégua

A imprensa de Israel divulgou nesta quinta que Netanyahu e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se encontraram secretamente há alguns dias em Amã, na Jordânia, para discutir o cessar fogo na Faixa.    

A notícia não foi confirmada oficialmente, mas na quarta-feira (27) o primeiro-ministro disse que vê com bons olhos uma eventual entrada das forças de Abbas em Gaza, que é controlada pelo Hamas.